Osmar Filho fala sobre a situação da MA-014, na Baixada Maranhense
O deputado disse que tem acompanhado de perto e que a medida definitiva que o Governo do Estado tem buscado para restabelecer a trafegabilidade na região é a federalização da via

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), nesta terça-feira (11), para falar sobre a situação da MA-014, na Baixada Maranhense, que tem gerado bastante preocupação devido a precariedade da via. “É uma importante via de acesso a diversos municípios da região, que já vinha precisando de atenção, mas que, especialmente após a interdição da Ponte dos Índios, teve sua situação agravada”, disse o pedetista, acrescentando que vem mantendo contato com o gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA-MA), Aparício Bandeira, que o tem atualizado sobre a situação.
O deputado relatou que tem acompanhado a situação de perto, apontando sugestões e observando o esforço do Governo do Estado para equacionar a situação e garantir a trafegabilidade e o acesso com maior tranquilidade aos municípios da Baixada Maranhense. Segundo ele, inicialmente havia duas equipes para dar manutenção à MA 014 e hoje já são 20 ao longo do trecho entre Vitória do Mearim e Pinheiro, mas que as medidas que vêm sendo tomadas não são definitivas.

“A medida definitiva que o governador Carlos Brandão, com muita sensibilidade tem buscado é a federalização da MA 014”, falou Osmar, lembrando que a Baixada Maranhense é rica em água e por esta razão, tem um solo úmido, o que demanda uma pavimentação em concreto, com um custo aproximado de R$ 5 Millhões por quilômetro. “Ao longo de mais de 150 km entre Vitória e Pinheiro, a gente estaria falando de um custo na ordem de quase R$ 1 Bilhão”, pontuou, acrescentando que desde o primeiro semestre do ano de 2024, o Governador tem mantido contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para viabilizar a obra e que o processo para isso já está em curso.
Por fim, Osmar Filho destacou que experiências como essas têm sido exitosas, a exemplo do que ocorreu entre os Municípios de Tarso Fragoso e Alto Parnaíba. “Assim como ocorreu lá, a gente espera que, definitivamente, o Governador possa lograr êxito. E que a bancada maranhense no Congresso Nacional, tanto na Câmara quanto no Senado, possa ajudar também, para que, o mais rápido possível, esse processo possa ser materializado e, definitivamente, seja concluída a federalização da MA-014”, concluiu.