Biografia
Biografia
Osmar Gomes dos Santos Filho nasceu no dia 25 de novembro de 1986, em São Luís – MA. Casado com Clara Gomes, pai de dois filhos, Osmar Neto e João Pedro. É advogado, sócio – fundador do Escritório de Advocacia Gomes e Feitosa.
Descobriu sua vocação para a política muito cedo, quando percebeu que através da vida pública poderia mudar a realidade de um povo cuja situação social, política e econômica o inquietava.
Em 2008 foi o vereador mais novo de São Luís, aos 21 anos de idade, com a expressiva votação de quase 7 mil votos, surpreendendo até mesmo aos analistas políticos e, repetindo este feito no pleito de 2012.
Em 2013, com sua carreira política já consolidada, assumiu a Secretaria de Articulação Política do Município de São Luís, a convite do então prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Nas eleições de 2016 foi eleito vereador para o seu 3º mandato como o mais votado da capital maranhense, com a expressiva marca de 9.809 votos, assumindo na oportunidade a liderança do governo no Parlamento Municipal e a relatoria de uma das comissões técnicas mais importantes da Casa, a de Orçamento. Em 2017, foi eleito membro do Diretório Nacional do PDT, instância máxima do partido.
Já foi vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, tendo sido eleito o presidente mais jovem da história do Legislativo Municipal aos 31 anos, para o biênio 2019-2020. Durante sua administração conseguiu transformar o Parlamento Municipal e conquistar a honraria internacional ISO 9001, que certifica com selo de qualidade as instituições públicas, sendo essa Casa Legislativa a 3º do país a possuir um selo internacional.
Na eleição de 2020 se reelegeu para seu 4º mandato e novamente foi o vereador mais bem votado de São Luís, com 7.447 votos. Em 1º de janeiro de 2021 foi empossado como vereador e reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022.
Em dezembro de 2022, por decisão da Diretoria Executiva Estadual do PDT, foi convidado a assumir a presidência municipal do partido na capital maranhense no período 2023-2026.
Em 2022, foi eleito como deputado estadual com 50.117 votos e, estreante no Parlamento Estadual, assume também a 3ª Secretaria da nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade. O deputado também comanda a Ouvidoria Geral da Casa, órgão responsável por fazer a interlocução entre a Assembleia Legislativa e a sociedade.